terça-feira, 28 de junho de 2016

A TUNA EM PORTUGAL - pré-existências populares

A TUNA EM PORTUGAL - pré-existências populares


Não podia deixar de partilhar estes dados que encontrei recentemente e que parecem fazer recuar o aparecimento das primeiras estudantinas/tunas, de cariz popular (note-se), bem mais atrás do que se pensava e anteriores ao efeito polinizador da Estudiantina Española de 1878 e da Estudiantina Fígaro que se lhe seguiu.
A referência, no 2.º excerto, a uma tuna de estudantes por volta de 1868 é deveras interessante também.
Partilho aqui 2 excertos de dois textos que são, por si só, verdadeiras pérolas arqueológicas referentes a tunas do Concelho de Santa Maria da Feira e que são, até agora, as mais antigas referências a Tunas em Portugal.

SOBRE A EXISTÊNCIA DE TUNAS populares ANTERIORES A 1878 (ano da visita da Estudiantina Fígaro a Portugal):


"O concelho da Feira durante o século XIX foi impulsionador no aparecimento de várias formações musicais , estando a nossa localidade [Paços de Brandão] como a quarta em que criou a sua tuna , sendo a mais antiga a de Arrifana ( 1803 ) , seguindo-se a de S. M. de Souto ( 1834) , a Tuna do Soqueiro 1839 , a ESTUDANTINA em 1870 , a Tuna Esperança de Santa Maria de Lamas em 1877 e da Tuna Mozelense em 1879. (...)"

Obviamente que este é um testemunho indirecto e precisa ser filtrado.
Seguramente que existiram grupos musicais em 1803, 1834 e 1839, nas localidades referidas, mas não teriam ainda, nessa altura, a designação "estudantina/tuna" - termos que ainda não tinham entrado para designar tais agrupamentos.
O que sucede é que os que viveram as últimas décadas do séc. XIX referiam-se aos grupos anteriores com as designações entretanto em voga (recordar que a palavra "tuna" só começa a surgir, em Espanha, a partir de ca. 1870).
Os grupos de inícios do século XIX eram antes conhecidos, em Portugal, por charangas.

Nota: a Tuna Musical Mozelense (ainda em actividade) coloca a sua fundação formal em 1890, pelo que a referência a 1979 será a da sua formação primitiva (muitas vezes as tunas derivavam das "Charangas").


Tuna Mozelense em 1934


-----------------------------------------------

 Charanga da Estudantina de Paços de Brandão, em 1893.
(Publicada por Eduardo Rocha em bardodafina.blogspot.pt)
Tuna de Paços de Brandão, fundada em 1870. Ano de 1896
(Publicada por Eduardo Rocha em bardodafina.blogspot.pt)
Troupe (tuna) Brandoense  de J. A. da Rocha, em 1908

Tuna "Nova" de Paços de Brandão, ca. 1910

SOBRE A TUNA "VELHA" DE PAÇOS DE BRANDÃO (mais tarde apelidada de "Tuna Nova", que reactiva a antiga, em 1910):



"A NOSSA TUNA VELHINHA ( 1870-1908 )

Falar da nossa Tuna com dados e datas certinhas , é uma tarefa difícil hoje. Naquele tempo quem saberia ler ou escrevinhar? E dos que sabiam , quem arquivaria algo por escrito ? Apesar da escola primária para rapazes ter sido criada em 1856 , poucos foram os que se iniciaram na aprendizagem , pautando os filhos dos mais abastados , e os da maioria, camponeses ou operários , começavam muito novos a labutar e pouco entusiasmados em aprender a ler ou em escrever. Houve sempre gente curiosa que guardou em agenda ou papeis pessoais certos apontamentos , onde familiares guardaram-nos religiosamente em gavetas , felizmente ficaram longe de velhos bisbilhoteiros. Talvez fosse desses amarelados papeis ou arquivos que chegaram aos nossos dias duas datas : 1870 e 1895. As primeiras alusões escritas da existência duma Orchestra datam de 1896 em artigos dos jornais regionais da Feira e de Espinho , e , de actas da junta de freguesia de 1882 e 1892 , onde na primeira é “ referida a existência dum grupo de locais que adquiriram instrumentos para a Troupe Musical “ e a segunda do pedido da “ criação duma mini Academia de ensino de musica ,consignados por acção de Joaquim Alves da Rocha e Joaquim Macedo , por autorização do pároco José Castelão e dos membros da junta , Joaquim Rosas e Francisco da Ferreira , ambos membros da dita junta e membros da Troupe “. Por via oral os testemunhos de Aires de Sousa e de Lúcia Rocha , confirmaram por relatos de seus parentes , que esta tuna se denominava de Estudantina. Fora fundada no reinado de Dom Luís , por influencia do Padre José Henrique , pelo feitor da casa da Portela, ti Francisco Rocha ( tio de Joaquim Alves da Rocha ) tocador de violino e por outros entusiastas , onde se encontravam , Augusto Pinto de Almeida, dono da dita casa , formado em Direito e executante de violão. Se existe verdade nisto , não será por acaso a sua denominação de Estudantina, entusiasta que era o Augusto , diziam que “ no dia da sua formatura em 1868 trouxera a esta terra uma tuna de estudantes , que por arrasto converteu os músicos locais que já tocavam em Charangas e teriam conduzido á criação desta tuna “. Na bandeira velhinha está escrita o ano de 1870 : será a data oficial da sua fundação? (...)"


Fonte: Eduardo Rocha in FB "De NOME Brandão" e Blogue "bardodafina"
Consulta adicional:
Site da Academia de Música de Paços de Brandão


--------------------------------------------------

Recordemos que as tunas mais antigas do mundo EM ACTIVIDADE são todas portuguesas, quer as de cariz popular quer estudantil, embora também existam fora de Portugal (nomeadamente Bélgica e França):

1870 - Estudantina - (muda o nome para Tuna Brandoense, em 1910);
1877 - Tuna Esperança de Santa Maria de Lamas;
1890 - Tuna Mozelense;
1892 - Estudiantina Biterroise (França);
1888/1894 - Tuna Académica da Universidade de Coimbra (embora a própria tuna coloque a sua data de fundação em 1888, como herdeira/continuadora da Estudantina de Coimbra). Pasa a aceitar muloheres em 1960;
1896 - Estudiantina Chalon (França);
1900 - Tuna Académica do Liceu de Évora (passa a mista em 1957);
1905 - Estudiantina La Cigale (França);
1912 - Estudiantina de Mons (Bélgica); e Tuna Operária de Sintra (Portugal)


Tuna Esperança em 2012



Tuna de Óis da Ribeira e 1930-31


Tuna Souselense em 1910



Tuna de São Paio de Oleiros em 1956




Tuna de Tavarede em 1915


Tuna de Tavarede em 1933

Tuna de Tavarede em 1946

Tuna Mouronhense em 2015






Sem comentários: