quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cartazes plagiados

Já foi bem mais corrente no passado, contudo ainda ocorre, pontualmente, a cópia de cartazes ou de itens tirados da net e plasmados nesses mesmos cartazes (o que até nem seria tão evidente, não fosse eventos diferentes copiarem os mesmos, sem procurarem ver se já tinha sido utilizado).
O problema das imagens avulsas extraídas da net é que na maioria dos casos, não consta a autoria do desenho (ou perdeu-se no processo de plágios sucessivos), dificultando a atribuição dos devidos créditos (ou mesmo evitar o uso).

Mas torna-se certamente mais grave quando o plágio é quase directo entre cartazes cujo desenho original pertence a uma tuna organizadora.
O caso mais recente foi o que sucedeu com o cartaz do I PesqTuna, em São João da Pesqueira, cujo cartaz é plágio do original pertencente à "TransmonTuna" da UTAD. Mais grave ainda quando esse cartaz acaba, depois, reproduzido no sites de organismos oficiais locais.







O plágio é crime, como todos sabem, mas antes de mais um crime moral e um desrespeito pelo trabalho alheio.


Cartaz do II RUPESTUNAS, organizado em 2012 pela Associação Juvenil Gustavo Filipe (sediada em Foz Coa - Guarda), contém uma figura copiada ilegalmente e sem consentimento.

Como poderão verificar no cartaz, a figura/imagem em causa, representando um Tuno a tocar, é pertença da ANTÚNIA.


O uso de um desenho bastante comum na net e que nem sequer corresponde a tuna, mas a grupo de fados de Coimbra.


Mais um item copiado da net e replicado em diversos cartazes.

O uso indevido do logo da TAFUL.



A cultura de respeito pelos direitos autorais é algo que ainda tem muito caminho para fazer.
No caso estrito das Tunas, um caminho que não passa apenas por cartazes, mas igualmente pela execução ou publicação de temas de terceiros que não são devidamente identificados como tal.



São casos a que se deve prontamente acudir, alertando e fazendo o devido reparo a quem prevarica (e acredito que, na maioria das vezes, por incauta ingenuidade) ou, em última instância, accionando os mecanismos de defesa dos direitos autorais para que se faça justiça.

Sem comentários: